Escola Educadora Sustentável “Educação Ambiental”

quarta-feira, 31 de maio de 2017

Escola Educadora Sustentável “Educação Ambiental”



Muitos devem se perguntar o que é Educação Ambiental. E foi pensando nisso que a Anna Maria Brasil (Presidente da Brasil Sustentável), idealizou o Programa Escola Educadora Sustentável em parceria com a Profa. Miriam Duailibi que o desenvolveu, onde estimula a reflexão sobre a conservação da natureza e todos os elementos que a compõem. 
A Gestora de Sustentabilidade e Comunicação, Cláudia Saleme comenta como um dos princípios com que desenvolve as oficinas e aulas em conjunto com a Tecnologia Mottainai é contextualizar o cuidado do eu, do outro e do entorno.
O Programa Escola Educadora Sustentável, chega as cidades e municípios do Brasil com o curso de Educação Ambiental que têm uma pontuação verde e azul.  Uma das diretivas desse município verde e azul (Programa no estado de São Paulo) é a educação ambiental, onde e todo município que melhor resultado adquire maior pontuação dará aos professores um certificado com pontuação em plano de carreira nas redes estaduais e municipais.
Com o kit especifico destinado aos Professores e alunos da rede pública Municipal e/ou estadual serão capacitados em Ead, o objetivo desse curso é promover as competências dos professores e que sejam multiplicadores em sala de aula. No começo eram cursos presencias, mais depois as próprias secretarias de educação solicitaram que esse curso na modalidade a distância com duração de 40horas. Devido à dificuldade de retirar os professores simultaneamente da sala de aula. Os alunos recebem um kit com as cartilhas da série Vida Sustentável desenvolvidas pela Profª Miriam Dualib, que falam sobre Esporte e Meio Ambiente, Saúde e Saneamento (Zika, Chikungunya e Dengue), Biodiversidade, Alimentação Saudável e Consumo e Resíduo. Essas cartilhas despertam a atenção nas questões ambientais em uma linguagem fácil.
Devido a utilização de recursos naturais usados de forma inadequada pelo o homem, se faz necessário uma conscientização e foi pensando nisso que elas desenvolveram esse Programa, o kit é feito de papel reciclado e levado até as escolas públicas, estaduais e particulares, sempre com a ideia de que Alunos e Professores compreendessem a importância do meio ambiente.
O meio ambiente está no centro de várias discussões, seja na área política, econômica ou social.  E mesmo sendo um tema tão recorrente as pessoas não compreendem que precisam se conscientizar em relação ao mundo que vivemos e respeitar nosso meio ambiente, precisam entender que nós precisamos da água, do ar, das plantas, de todos os elementos que constituem esse planeta e que se não preservarmos irá afetar nossa vida ainda mais.
“Quando você observa uma árvore, você não vê sua raiz, e o quanto ela tem de profundidade. O que vemos é o apenas o externo, então eu acredito que educação ambiental precisa ter profundidade, precisamos ter aquela antena que existe é como um dispositivo, mas que está desconectado, nós precisamos nos envolver na natureza e com as pessoas, ficar atento a isto”. Disse Cláudia.
Com esse curso a BSE, realizou a capacitação de professores de Morro do Chapéu (Ba), Cacoal (Ba) Santa Catarina, Campinas (SP), Sorocaba (SP), Onda Verde, Sumaré (SP), Américo Brasiliense, dentre outros. Só no Governo de Santa Catarina foi capacitado simultaneamente 6.540 professores, para elas foi uma imensa satisfação profissional expandir todo o conhecimento.
“Houve caso em que nós vendíamos o material e chegávamos posteriormente lá o material estava encostado, até nos banheiros porque eles não tinham lugar para pôr, faltava às vezes sensibilidade do secretário de como utilizar aquele material, tão rico e precioso, sempre é necessário acompanhar os trabalhos”. Disse Anna Brasil.

Foto:Camilla Porto

3 comentários :

  1. Excelente matéria Luana, muito obrigada por seu compromisso e envolvimento com as questões de sustentabilidade.

    ResponderExcluir
  2. Perfeito, a natureza faz parte do próprio Homem, quando à um conflito de ambos é a deterioração dele próprio.

    ResponderExcluir